6 dicas de segurança quando realizar sua mudança residencial
Um dos principais cuidados que temos ao fazer uma mudança é em relação à segurança da mobília transportada.
Os objetos representam parte de nosso patrimônio. Por isso, é natural que desejemos garantir a segurança deles antes, durante e após a mudança.
Continue a leitura e confira pelo menos 6 dicas de segurança que serão valiosas quando você for realizar a sua mudança residencial!
O que é uma mudança residencial?
Mudança residencial é aquela que envolve o transporte de bens que ocupam um imóvel residencial, como casa ou apartamento. Esse transporte se torna necessário quando vamos mudar de endereço, ou seja, quando vamos trocar de moradia.
É um processo que envolve planejamento, custos e adaptação, já que sempre leva algum tempo para nos adaptarmos a um novo local de moradia. Enfim, a mudança residencial é um processo que envolve fatores logísticos, financeiros e emocionais.
6 dicas de segurança quando realizar sua mudança residencial
Para garantir uma mudança residencial segura, é importante levar em conta alguns aspectos. Vejamos os principais:
1. Use embalagens adequadas
Para que os objetos transportados não sofram danos, uma dica de ouro é usar embalagens adequadas, que podem envolver:
· caixas de papelão: a opção mais comum e acessível para a maioria das mudanças; devem ser resistentes e novas;
· sacos de lona ou plástico: para embalar roupas, lençóis, toalhas e outros itens leves; além de permitirem uma embalagem compacta, protegem contra poeira e umidade;
· caixas de madeira: indicadas para itens de valor, como obras de arte, móveis antigos, e outros; oferecem maior resistência e proteção para objetos pesados ou frágeis;
· bolhas de ar e espuma: ajudam a amortecer choques e evitar danos durante o transporte;
· papel de seda e papel kraft: para envolver e proteger individualmente objetos delicados; evitam arranhões, riscos e danos durante a movimentação;
· cordas, fitas adesivas e etiquetas: para fechar, lacrar e identificar as embalagens;
· containers ou caixas de plástico rígido: oferecem maior durabilidade e proteção para itens valiosos ou frágeis e podem ser reutilizados em futuras mudanças.
2. Preste atenção nos itens frágeis
Outro cuidado diz respeito aos objetos frágeis, que exigem atenção especial, como louças, objetos decorativos e assim por diante. Na hora de manipular, embalar e acondicionar no veículo, é preciso evitar descuidos que podem resultar em trincamentos, rachaduras e outros danos.
É fundamental garantir que, em todas as etapas da mudança residencial, eles estejam em segurança — e, dessa maneira, minimizar as possibilidades de danos mesmo diante de imprevistos.
3. Coloque etiquetas nas caixas
Outra dica que vai ajudar você a promover maior segurança durante a mudança residencial é colocar etiquetas em cada caixa, de modo a facilitar a identificação dos itens armazenados, principalmente os mais importantes e aqueles que precisam de atenção especial, como os frágeis.
A etiqueta serve para alertar as pessoas que os itens que estão manipulando são frágeis e precisam de manuseio especial.
4. Seja cuidadoso na manipulação das caixas
É necessário que as pessoas que vão manipular os itens sejam cuidadosas em seu trabalho. Essa habilidade poderá ser determinante na garantia de maior segurança durante o manuseio e transporte dos objetos.
5. Desembale com cautela
Ao desembalar os itens frágeis na nova residência, faça-o com calma e atenção. Remova cuidadosamente o material de embalagem, evitando forçar ou puxar os objetos. Vale também inspecionar cada item à medida que for desembalando para verificar se houve algum dano. Na nova casa, organize os itens mais frágeis em áreas de menor tráfego e menos riscos.
Se for necessário realizar alguma montagem, é fundamental seguir as orientações do fabricante. Caso não tenha mais o manual, é importante ter conhecimento sobre como as peças devem ser ajustadas entre si. Na dúvida, o melhor é contar com a atuação de um profissional qualificado.
6. Contrate uma empresa especializada
Para assegurar que todos os pontos acima serão cumpridos, vale a pena contratar uma empresa especializada em mudança residencial.
Dessa forma, você consegue dar destaque para os principais aspectos de segurança: embalagens adequadas, manuseio cuidadoso, acondicionamento seguro no transporte, etiquetagem nas caixas, desmontagem e montagem de móveis caso seja necessário e assim por diante. É importante saber quais são os tipos de serviço que a transportadora oferece aos clientes.
De qualquer maneira, contar com a ajuda de bons profissionais vai fazer muita diferença no que se refere à segurança dos itens transportados. Eles vão orientar sobre as melhores práticas do mercado de mudança.
Seguindo essas dicas, sua mudança residencial vai ser bem sucedida; você vai evitar prejuízos financeiros e patrimoniais. Procure uma empresa especializada para prestar os serviços de que você precisa.
Aproveite e siga nossos perfis nas redes sociais. Assim, poderá conhecer melhor o nosso trabalho e os nossos clientes. Estamos presentes no Facebook, no Twitter e no LinkedIn!






