6 principais serviços de um self-storage
A busca por locais para guardar objetos específicos é uma necessidade para muitas pessoas. O armazenamento pode ser temporário, por um período definido, ou pode ser por tempo indeterminado. O self-storage é uma solução em diferentes situações. É um espaço onde as pessoas guardam muitos tipos de objetos em boxes de dimensões variadas.
Veja quais são os principais serviços de um self-storage , como eles podem ser úteis às suas necessidades. Confira as vantagens em recorrer a essa solução tão usual nos dias de hoje!
O que é um self-storage?
Vamos iniciar respondendo à questão: o que é um self-storage ? O self-storage pode ser considerado como um prolongamento de nossa casa ou de nosso ambiente de trabalho. O vocábulo é de origem inglesa e significa “autosserviço de armazenamento de bens”.
É um sistema em que muitos boxes privados ficam disponíveis para aluguel, com a finalidade de armazenar objetos de diferentes naturezas. Os boxes funcionam, assim, como galpões de armazenamento.
Não se trata de um guarda-volumes nem mesmo de um guarda-móveis . É mais dinâmico, já que comporta diferentes tipos de objetos (simples, valiosos, complexos, desnecessários) bem como disponibiliza espaços com tamanhos diversos, que podem atender a diferentes finalidades.
Como funciona o self-storage?
O self-storage, como explicamos, oferece espaços individuais, os boxes. Cada espaço é mantido limpo e em total segurança. Existe um monitoramento contínuo, realizado por vigilantes e câmeras 24 horas.
O cliente pode guardar seus móveis e demais objetos em boxes conforme a quantidade e o tamanho deles. Naturalmente, objetos maiores e/ou em maior quantidade exigem espaços maiores. Objetos menores e/ou em menor quantidade podem ser armazenados em boxes mais compactos.
O cliente fica em posse de uma chave, a qual dá acesso ao espaço que ele escolheu. Assim, ele pode armazenar seus bens quando ele quiser e precisar. Pode retirar alguns e adicionar outros, por exemplo.
A burocracia é pequena. É necessário assinar um contrato de locação, no qual ficam definidas obrigações e direitos das partes envolvidas. O contrato define, principalmente, os valores do aluguel e do seguro, bem como a periodicidade do pagamento: geralmente, a cobrança é mensal, mas pode ser anual, dependendo do que for mais conveniente para os dois.
Além disso, a empresa que fornece os serviços de um self-storage se ocupa da limpeza, incluindo da dedetização, e da segurança. Os boxes são climatizados. Com mais segurança, a empresa garante assim a conservação dos itens.
Para que serve self-storage?
E para que serve self-storage ? Como o cliente pode fazer bom uso dele? Vamos apresentar agora os principais serviços de um self-storage :
1. Armazenamento de móveis em desuso
Se você tem móveis que não são mais usados e não tem espaço suficiente para deixá-los no imóvel, pode doá-los ou vendê-los se ainda estiverem em boas condições de uso ou para alguma empresa de reciclagem. Também pode simplesmente descartá-los da forma mais adequada.
Caso nenhuma dessas opções se ajuste à sua realidade, você pode contratar um box de self-storage é uma opção. Os móveis ficarão armazenados em um espaço limpo e seguro.
2. Armazenamento de mobília e outros bens durante uma reforma, mudança ou viagem
Outra situação em que o self-storage é útil é quando você vai fazer uma longa viagem e não quer deixar alguns móveis em casa.
Da mesma forma, você pode estar de mudança e, até deixar o novo imóvel totalmente pronto, talvez seja necessário guardar a mobília ou parte dela em algum local seguro.
Em reformas na empresa ou no escritório, talvez seja necessário transferir a mobília para outro local. Em um box de self-storage, é possível encontrar um ambiente limpo e seguro para fazer o armazenamento temporário.
3. Armazenamento de documentos corporativos
Um dos serviços de self-storage mais interessantes é a guarda segura de documentos corporativos. Os boxes funcionam como um cofre seguro para esse ativo.
É melhor guardá-los assim que na própria empresa, em arquivos ou gavetas. O custo-benefício de um box de self-storage também tende a ser maior que o de um cofre de banco.
Documentos empresariais podem conter informações sigilosas, inclusive algumas que podem comprometer a sobrevivência do negócio.
Vale lembrar que, mesmo com a digitalização de documentos, a necessidade de armazenar documentos em papel ainda é necessária ou recomendada em diferentes situações.
4. Armazenamento de objetos de valor
Para evitar guardar objetos valiosos em casa, você pode alugar um box de self-storage. Objetos de valor são, por exemplo, joias e coleções raras (livros, roupas, mobília, selos, revistas, brinquedos). No self-storage, existe vigilância suficiente para garantir a segurança de bens de valor.
5. Armazenamento de materiais de trabalho
Os boxes também servem para armazenar materiais de trabalho, como livros, processos judiciais, aparelhos médicos ou odontológicos, instrumentos musicais, notebooks, caixas de ferramentas, aparelhos de som e muitas outras coisas.
6. Armazenamento de itens de estoque
Estabelecimentos físicos e lojas virtuais podem não dispor de espaço suficiente para guardar produtos e matérias-primas. Nesse caso, os boxes de self-storage são uma opção segura. Basta avaliar o custo-benefício da contratação do serviço.
Nesse sentido, o box funciona como um galpão de armazenamento. Pode sair mais econômico que alugar ou comprar um galpão convencional.
Quais são as vantagens do self storage?
Diante de tudo que explicamos, não é difícil identificar as vantagens de contratar os serviços de self-storage . Vamos conferir algumas delas:
- somente o cliente tem acesso ao box;
- a privacidade é garantida, já que, por meio de cadeado eletrônico, controla-se o acesso aos bens;
- a segurança é otimizada com monitoramento 24 horas;
- o contrato é flexível e simples (não é necessário fiador, não se exige fidelidade, não é cobrada multa por rescisão);
- as dimensões dos boxes variam e, assim, atendem a diferentes necessidades.
Quanto custa o aluguel de um self-storage em São Paulo/SP?
Comparado a outras soluções, o aluguel de self-storage em São Paulo é acessível para pessoas físicas e para pessoas jurídicas. O preço é calculado por metro quadrado.
Espaços para armazenamento localizados em grandes centros costumam custar muito alto. O self-storage costuma sair mais barato.
Os valores variam conforme a empresa fornecedora de serviços, o tamanho dos boxes e a região da cidade. É comum identificar valores médios diferentes entre as quatro zonas metropolitanas: Zona Norte, Zona Sul, Zona Leste e Zona Oeste.
Explicamos o que é self-storage , as vantagens que ele oferece, quanto custa o aluguel . Se estiver precisando de um espaço para guardar alguns bens, pense na possibilidade de alugar um box de self-storage. A Mudanças Riachuelo oferece serviços de mudança , self-storage e guarda-móveis. Venha solicitar um orçamento conosco!
Aproveite também para conferir como funciona o serviço de transporte e armazenamento de móveis em São Paulo .






