Como organizar uma mudança residencial
Você sabe como organizar uma mudança residencial ? Pode parecer um processo simples em um primeiro momento, mas na verdade ele é cheio de detalhes.
Ainda é importante fazer tudo com cuidado para evitar imprevistos e problemas.
Afinal, mudar de casa ou apartamento não precisa trazer estresse . É possível fazer com que esse seja um momento de entusiasmo e que realmente represente o início de uma nova fase, em um lar acolhedor e aconchegante.
Então, vamos lá? A seguir, você confere algumas dicas que facilitam sua mudança e ajudam a deixar todas as tarefas em ordem!
Planeje com antecedência
A sua mudança deve ser planejada com antecedência. Primeiro, porque você precisa desocupar o imóvel antigo dentro de um prazo determinado, principalmente se ele for alugado.
Segundo, porque é preciso contratar a transportadora e marcar o dia da sua entrada no novo imóvel. E terceiro, porque embalar tudo leva um certo tempo, e fazer tudo na correria pode dar errado.
Portanto, escolha com sabedoria os dias para cada uma dessas demandas. Assim, o fluxo da mudança será muito mais suave e dificilmente você terá que lidar com algum reajuste ou eventual problema .
Limpe a residência para receber a mudança
Antes de mais nada, o novo imóvel precisa ser devidamente limpo e higienizado para receber a mudança. Moradores antigos podem ter deixado lixo e sujeira para trás, e mesmo um imóvel sem uso apresenta acúmulo de poeira.
Além disso, é muito mais fácil fazer isso antes de colocar todos os pertences dentro da residência. É claro que o entra e sai de mudança pode trazer novos resquícios para o ambiente, mas depois será muito mais fácil limpar de novo.
Sem obstáculos pelo caminho, vale investir em uma limpeza mais pesada. Daquelas que incluem teto, janelas, rodapés e piso. E outras miudezas, como interruptores, luminárias, puxadores de porta, luminárias e assim por diante.
Separe os itens que não deseja levar
Aproveite o momento de mudança para separar aqueles itens que não quer mais levar. Essa é uma excelente oportunidade para se livrar de pertences em desuso e aproveitar para fazer uma boa doação ou até mesmo vender.
Se você vive com mais pessoas, sugira que cada um se responsabilize por seu quarto e suas coisas. Separe os itens em caixas e coloque uma etiqueta, e tente providenciar sua finalidade antes mesmo da mudança ocorrer, para que os objetos não fiquem para trás e você tenha que se preocupar com isso depois.
Quanto antes tudo estiver separado, menos desordem e volume extra você terá que transportar para o novo imóvel. É uma economia e tanto, de tempo e também de dinheiro, porque muitas transportadoras cobram pela quantidade de itens levados no caminhão.
Embale tudo de maneira adequada
Não dá para falar sobre como organizar uma mudança residencial sem mencionar a importância de embalar seus pertences corretamente.
Algumas transportadoras oferecem esse serviço, mas há quem prefira fazer tudo por conta própria.
De qualquer maneira, é importante ter atenção durante essa atividade. As caixas de papelão ou caixotes de feira são bastante utilizados no transporte, mas não basta apenas colocar tudo lá dentro.
É fundamental investir em rolos de tecido e de plástico bolha para proteger o que é quebrável ou mais delicado. A mobília também precisa receber esse revestimento, assim como os eletrodomésticos e portáteis.
Não se esqueça das etiquetas de identificação em cada caixa, para facilitar a organização na nova casa mais tarde.
Pesquise por transportadoras que saibam como organizar uma mudança residencial
E por falar em transportadoras, é muito importante contar com uma empresa que de fato saiba como organizar uma mudança residencial .
Embora você fique por conta de boa parte do processo, ela pode ter um papel importante para que tudo corra com tranquilidade e segurança.
Pesquise a reputação e o trabalho da transportadora antes de fechar negócio. Ao receber o contrato, verifique as cláusulas antes de assinar, para ter a certeza de que foram registradas conforme o combinado, assim como o valor.
Depois, é só agendar o dia e o horário do serviço. Para evitar atrasos ou desencontros, mantenha contato frequente com o atendimento da transportadora e confirme os endereços e a mudança com antecedência.
Leve o que é mais valioso com você
Não transporte pertences de valor, financeiro ou sentimental, dentro do caminho. A menos que a transportadora ofereça um contrato de seguro para o caso de perdas e furtos, o ideal é levar esses itens com você.
Documentos de família, joias e objetos pequenos são alguns exemplos do que merece atenção especial. Caso você não tenha veículo próprio, peça ajuda para um familiar, amigo ou vizinho na hora do transporte.
Organize todos os itens e objetos em malas ou caixas resistentes, com o mesmo cuidado que os demais pertences que foram no caminhão .
Dessa forma, ficará mais fácil colocá-los no lugar certo da nova residência e você terá a certeza de que todos chegarão ao destino com total integridade.
Organize a residência aos poucos
Aproveite o serviço dos colaboradores da transportadora e indique a localização de cada móvel da residência. Com esses elementos maiores em seu devido lugar, você terá mais liberdade para distribuir os objetos menores e eletrodomésticos dentro de cada ambiente.
Depois, leve cada caixa para seu respectivo cômodo. Como tudo estará etiquetado, você conseguirá fazer isso de um jeito bem rápido e fácil. Aí sim será a hora de abrir cada uma e colocar a mão na massa.
Neste momento, não tenha pressa. Por mais que a vontade de estar em um espaço limpo e impecável seja grande, aproveite a chance para repensar a decoração externa e a organização interna.
Veja o que fica melhor em cada canto, busque a harmonia visual e inove no que puder.
É isso aí! Você já está por dentro de como organizar uma mudança residencial , então agora é só colocar essas dicas em prática para fazer esse processo acontecer.
E não se esqueça: você pode contar a Mudanças Riachuelo nessa missão!
Gostou do que viu por aqui? Se sim, compartilhe esse post em suas redes sociais para que ele possa ajudar mais pessoas na preparação para se mudarem.






