Checklist de mudança residencial: 7 passos para uma mudança perfeita
Fazer uma mudança pode ser bastante estressante! Afinal, é necessário embalar objetos, desmontar móveis, contratar um caminhão, realizar o transporte e depois colocar tudo no lugar. Por isso, é fundamental ter planejamento e ajuda. E se couber no seu orçamento, o apoio de uma empresa especializada é um investimento que vale a pena.
E como a gente quer que você tenha o menor desconforto possível, trouxemos nesse conteúdo um checklist de mudança residencial com 7 passos essenciais para realizar uma mudança perfeita.
Continue com a gente para conferir!
Descubra a importância da organização e planejamento na mudança residencial
Muitas pessoas se sentem traumatizadas depois de uma mudança. Isso acontece porque geralmente elas são feitas sem muito planejamento.
Então, qualquer uma das etapas pode ser bastante desgastante, desde falta de embalagens para empacotar os objetos até uma transportadora ruim.
Por outro lado, ao fazer um checklist de mudança residencial você vai conseguir se poupar de muito desgaste desnecessário.
Para isso, você vai organizar todas as etapas em tópicos e o que vai ser necessário em cada uma delas. Afinal, nada mais estressante do que chegar na hora de embalar e perceber que esqueceu de comprar o plástico-bolha, por exemplo.
Fazer um checklist vai tornar o processo muito mais simples e eficiente, permitindo que você economize tempo e aproveite a mudança para a casa nova.
Confira 7 passos para uma mudança perfeita
Para fazer um bom checklist de mudança residencial é necessário pensar cuidadosamente em todas as etapas, desde a escolha da data até a desmontagem e montagem dos móveis. Veja, a seguir, 7 passos para ter uma mudança sem dor de cabeça!
1. Crie um cronograma
A data da mudança costuma ser escolhida levando-se em consideração datas de entrega do imóvel, feriados e disponibilidades dos envolvidos. Por isso, geralmente é possível se organizar com uma certa antecedência.
Portanto, crie um cronograma com todas as ações a serem realizadas nesse período, começando pela contratação da empresa de mudanças. Afinal, é necessário garantir que ela tenha vagas na data desejada.
2. Selecione o que vai para o novo lar
Esse é um bom momento para fazer uma limpeza e se livrar de coisas que não usa mais ou que não caberão na nova residência. Com isso, haverá menos trabalho para empacotar os objetos, terá menos coisas para carregar e será mais fácil colocar tudo no lugar depois!
3. Consiga as embalagens com antecedência
Você vai precisar de caixas e plásticos protetores. Por isso, compre uma boa quantidade de caixas em tamanhos variados. O mesmo serve para bolsas e sacos.
Não se esqueça ainda da fita adesiva e de canetas marcadoras para identificar as caixas.
4. Empacote os objetos
Vá desmontando os cômodos com calma, lembrando de separar objetos frágeis e identificar nas caixas a qual deles elas pertencem.
Lembre-se de fazer uma ou duas malas com coisas de uso diário, com roupas, objetos de cuidado pessoal e itens de higiene.
5. Confira se há regras para mudanças
Muitos prédios e condomínios estabelecem regras específicas para a realização de mudanças. Por essa razão você precisa se informar se existem limitações.
Alguns locais não permitem esse tipo de movimentação em horário comercial, por exemplo.
Não há nada pior do que chegar no local e descobrir que a mudança não pode acontecer porque você não se atentou a esses detalhes.
Também é necessário avaliar se os móveis passam pelas portas. Caso contrário pode ser necessário contratar um serviço especializado.
6. Leve itens valiosos com você
Por mais confiável que seja a empresa de mudanças é indicado que você leve itens de valor ou muito delicados com você. Joias, documentos, notebooks e outros objetos especiais não devem ir com a mudança.
Isso impede que eles possam ser danificados ou se percam durante a mudança, causando prejuízos expressivos.
7. Escolha uma empresa de confiança
Na hora de fazer a contratação, é válido observar com cuidado a credibilidade da empresa de mudanças. Observe se o caminhão é grande o suficiente para comportar sua mobília, se são pontuais, se serão disponibilizados ajudantes e se existe algum serviço extra.
Há empresas que disponibilizam serviços extras como guarda móveis onde a empresa providencia a embalagem, o transporte, acomodação dos móveis e ainda separa os mesmos quando o cliente solicita para que ele não perca tempo.
Fazer um checklist de mudança residencial é muito importante para otimizar seu tempo e evitar imprevistos que possam tornar a ocasião ainda mais estressante.
Por isso, organize-se com antecedência e siga o checklist para ter uma mudança perfeita.






