Checklist de mudança empresarial: 5 dicas para mudar o local da sua empresa
Fazer mudança de um local para outro não é uma tarefa muito agradável. Mas quando nos preparamos para ela, o processo fica menos complicado.
Quando você precisar mudar o local de sua empresa, faça um checklist de mudança empresarial . Veja como realizar esse checklist no post que escrevemos!
Importância de fazer um checklist para a mudança empresarial?
Fazer um checklist de mudança empresarial ajuda a evitar dores de cabeça e estresse. Você evita erros que podem trazer prejuízos para o negócio. Nos próximos tópicos, vamos desenvolver melhor o assunto.
5 dicas para planejar a mudança com antecedência
Vamos considerar 5 dicas para planejar a mudança empresarial com antecedência, de forma que os resultados sejam os melhores possíveis:
1. Escolha a empresa de transporte ideal
Como escolher a melhor empresa de mudança empresarial ? Pesquisando na internet ou na localidade onde mora, buscando referências com colegas, amigos e parentes, comparando diferentes empresas sob diferentes critérios: preço, qualidade do atendimento, tempo de mercado, experiência, nível de especialização, reputação entre os clientes e outros.
Você pode obter informações no próprio site da empresa. Envie alguma mensagem para tirar suas dúvidas, faça um orçamento sem compromisso.
Além disso, você pode visitar o site Reclame Aqui e avaliar a proporção de queixas e problemas resolvidos da empresa. Talvez nem existam queixas contra a empresa. Mas, caso existam, avalie se a empresa resolveu os conflitos de forma satisfatória.
- Tenha cuidados com a documentação
Outro ponto a considerar é a documentação da empresa. Há documentos que devem ser guardados por um tempo maior que outros. Há aqueles que já podem ser descartados.
O ideal é digitalizar todos ou a maioria deles. É uma forma de se prevenir contra eventuais perdas . É importante avaliar se, no novo local, existe realmente espaço físico para guardar toda a documentação.
Caso não seja possível fazer a transferência de toda a documentação, uma solução é substituir alguns dos arquivos físicos por arquivos digitalizados.
3. Empacote os objetos e equipamentos
Outra dica é empacotar de forma adequada os equipamentos da empresa e todos os demais objetos. Dessa forma, você evita que esses bens sofram alguma avaria, o que vai representar prejuízos para o negócio, já que será necessário gastar com consertos ou até com a compra de novos equipamentos.
Os equipamentos mais frágeis exigem uma proteção mais garantida. Em alguns casos, pode ser necessária uma embalagem dupla.
A própria empresa de transporte pode ajudar nesse sentido, fornecendo materiais de embalagem confiáveis.
Vale ressaltar que bons profissionais são fundamentais para garantir o manuseio adequado dos equipamentos e dos outros objetos, na carga e no descarregamento, na desmontagem e na montagem. Enfim, mais uma vez, fica clara a relevância de escolher uma transportadora realmente confiável, especializada no transporte de mudança empresarial .
2 dicas para a organização do novo espaço
Completando as 5 dicas, vamos orientar você sobre a organização do novo espaço, da nova sede da empresa. Deixe o espaço pronto para entrar em funcionamento com sucesso:
4. Envolva os funcionários no processo de mudança
Os funcionários devem ser os primeiros a tomarem conhecimento sobre a mudança empresarial . Eles são fundamentais para seu negócio e podem ajudar bastante no desempenho da empresa em sua nova localização.
Os funcionários podem ajudar você a deixar o ambiente pronto para o trabalho, ou seja, organizar tudo de modo que a empresa possa retomar suas atividades sem grandes entraves.
A opinião deles é importante para organizar os equipamentos de maneira a melhorar a produtividade, considerando que eles lidam diretamente com as máquinas.
Assim, possíveis problemas de organização que existiam no local anterior podem ser corrigidos no novo local. Embora toda mudança envolva um pouco de estresse, você pode aproveitá-la para melhorar alguns aspectos, favorecendo um melhor desempenho dos equipamentos e dos funcionários.
5. Certifique-se de que as instalações do novo local estão em ordem
Também coloque no checklist de mudança empresarial a conferência das instalações, principalmente as elétricas. É importante que elas estejam em ordem, já que a maioria dos equipamentos depende da energia elétrica para funcionar.
Caso seja necessário fazer alguma modificação, alguma correção ou melhoria, proceda logo à manutenção necessária para não atrapalhar as operações quando a empresa estiver funcionando. Prevenir é melhor que remediar e ser prejudicado na produtividade e no atendimento aos clientes.
Agora que você já recebeu nossas dicas de checklist de mudança empresarial , aproveite-as quando for necessário. Seja precavido e evite que a mudança se torne um processo mais cansativo e mais caro.
Para otimizar sua mudança, como já ressaltamos, contar com um bom parceiro vai fazer muita diferença. Então veja agora como encontrar uma transportadora de mudanças confiável em São Paulo !






