Guarda móveis: o que é e como funciona?
Em algum momento, as pessoas podem se ver na necessidade de se desfazer de sua mobília ou de parte dela, por falta de espaço em um imóvel. Pode ser uma situação temporária. Talvez a pessoa esteja construindo uma nova casa e, enquanto a obra não termina, ela está hospedada na casa de um parente.
Ou em breve fará uma mudança e quer armazenar alguns itens pessoais transitoriamente. Eventualmente, queira preservar por breve período alguns objetos que não caibam mais em sua casa ou apartamento.
Mas o que fazer durante esse período? O que fazer com os móveis? É nesse contexto que o guarda-móveis aparece como uma solução para esses contratempos. Continue a leitura e veja mais informações sobre o assunto!
O que é um guarda móveis?
Guarda-móveis é um lugar destinado ao armazenamento temporário de móveis. O pagamento se dá, na maioria das vezes, por mês. Cada unidade de armazenamento recebe o nome de “box”.
Esse espaço pode ser um contêiner, um galpão ou outro imóvel. O que importa é que ele seja grande o suficiente para armazenar móveis. Veja alguns pertences que podem ser armazenados em um guarda-móveis:
· sofás;
· camas;
· poltronas;
· mesas de centro;
· mesas de jantar;
· cadeiras;
· cômodas;
· armários;
· estantes;
· mesas de escritório;
· cadeiras de escritório.
Como funciona o guarda-móveis?
Embora o nome seja “guarda-móveis”, atualmente já é possível guardar outros pertences, como:
· eletrodomésticos (geladeiras, fogões, secadoras, micro-ondas, máquinas de lavar roupas/pratos);
· objetos decorativos (quadros, tapetes, espelhos, luminárias, cortinas);
· equipamentos (computadores, impressoras, notebooks, aparelhos de som);
· materiais diversos (brinquedos, ferramentas, bicicletas, baús).
Os serviços de guarda-móveis costumam incluir a embalagem e o inventários dos bens, o transporte e a armazenagem, ou seja, vai além de simplesmente armazenar os móveis.
A empresa responsável se responsabiliza por diferentes atividades e garante ao cliente que seus pertences ficarão bem guardados e conservados em um ambiente seguro.
O cliente assume o pagamento pela locação do lugar. O valor varia de empresa para empresa e conforme a quantidade de móveis e as dimensões do espaço.
Geralmente, a cobrança acontece mensalmente, e o período de armazenamento deve ser definido entre o cliente e a empresa que oferece os serviços.
Depois que o cliente entrega os bens, a empresa contratada se responsabiliza pela segurança e manutenção deles, adotando medidas como câmeras 24 horas e vistoria frequente.
Vale lembrar que, durante o tempo em que vigorar o contrato, o cliente não tem acesso ao box onde estão armazenados os bens.
Por que escolher o serviço de guarda móveis?
Já explicamos o que é e como funciona o guarda-móveis. Vejamos agora por que vale a pena escolher esse serviço:
Segurança
As empresas de guarda-móveis possuem instalações seguras e monitoradas, com controle de acesso, câmeras de segurança e equipe treinada para proteger os seus pertences.
Conservação adequada
Esses locais são projetados para armazenar móveis e objetos de forma adequada, com controle de temperatura, umidade e iluminação, o que evita danos e deterioração, sejam decorrentes das condições atmosféricas, sejam decorrentes do tempo, sejam resultantes da ação de insetos ou de outros fatores.
Conveniência
É possível deixar os móveis sob os cuidados da empresa enquanto durante uma mudança, durante a reforma da casa ou simplesmente quando se necessita de um espaço extra por algum tempo ou, quem sabe, é preciso encontrar um espaço para guardar um presente.
Flexibilidade
Muitas empresas prestam serviços adicionais, como embalagem, transporte e entrega dos móveis, facilitando todo o processo.
Como dissemos, a maioria das empresas hoje oferece esses serviços — diante da concorrência, é necessário oferecer serviços mais completos para agradar aos clientes. Isso porque um serviço mais completo, além de economizar tempo, também costuma ser mais vantajoso para o cliente.
Economia a longo prazo
Dependendo da situação, pode ser mais econômico locar um espaço de armazenamento do que manter móveis em uma residência maior.
Quando optar por guarda móveis?
Há muitas situações em que o guarda-móveis pode ser útil. Vamos listar algumas situações que estimulam a adoção do serviço:
· mudança para um novo imóvel que ainda não se encontra pronto;
· necessidade de remover móveis para realizar uma reforma em casa ou na empresa;
· deixar os bens em segurança durante uma longa ausência, como uma viagem;
· necessidade de se adaptar a um imóvel menor, que não consegue acomodar todos os móveis que a pessoa tem;
· escassez de espaço em casa ou na empresa para acomodar todos os pertences existentes;
· necessidade de armazenar um móvel que será dado como presente (presente de casamento, por exemplo).
Enfim, o guarda-móveis pode ser uma boa solução em diferentes situações. É importante procurar o serviço de uma empresa confiável, que já seja bem reputada no mercado de transporte e armazenagem.
Depois dessa leitura, que tal fazer uma visita às nossas redes sociais? Assim, você poderá conhecer melhor nosso trabalho. Siga a gente no Facebook, no Twitter e no LinkedIn!






