Checklist de mudança comercial: 6 dicas para organizar a mudança do local da empresa
Mudanças fazem parte de nossa vida. Às vezes, nós precisamos nos mudar de uma casa para outra, ou da cidade para o campo, ou do campo para a cidade, ou de uma cidade para outra.
Existe um tipo de mudança que pode ser mais complicada. Estamos falando da mudança comercial . A depender do tamanho do estabelecimento e dos itens que serão trasladados, pode ser até necessário fazer mais de uma viagem ou usar mais de um veículo de transporte.
Leia nosso post e veja um checklist de mudança comercial . São 6 dicas para otimizar o processo. Quanto melhor planejada a mudança, melhor para todos: para você, para a transportadora, para seus clientes, funcionários e fornecedores!
Veja o que é mudança comercial
A mudança comercial , como o nome diz, envolve a transferência dos objetos que estão em um ponto comercial, em uma empresa, para outro imóvel.
Diferente de mudança residencial , a mudança comercial pode ser mais trabalhosa e exigir cuidados maiores. Ela pode envolver, entre outras coisas, o transporte de equipamentos, máquinas, computadores, itens de estoque e assim por diante.
Confira nosso checklist de mudança comercial!
Há alguns pontos relevantes a considerar se você vai fazer uma mudança comercial . Dessa forma, você não terá tantas preocupações e minimizará os riscos de danos com os matérias e prejuízos financeiros:
1. Planejamento
O primeiro passo é planejar a mudança comercial . Ness etapa, você definir os objetivos da mudança, o que vai ser transferido, o que será descartado (você também pode vender ou doar), o que deve ir em primeiro lugar.
Além disso, qual o motivo da transferência? Valor alto do aluguel, mudança para um local mais estratégico do ponto de vista comercial, o novo ponto é perto ou longe (fica na mesma rua ou no mesmo bairro)?
Em quanto tempo a mudança será concluída? É importante definir esse prazo para que o estabelecimento não fique ocioso por muito tempo.
Outro ponto dentro planejamento refere-se aos recursos necessários. Afinal de contas, você vai precisar de um veículo de transporte , de trabalhadores para carregar e descarregar os produtos, de caixas e outros tipos de embalagens para acondicionar os itens que serão transportados.
2. Comunicação
Outro ponto importante é comunicar aos clientes, fornecedores e funcionários a respeito da mudança comercial . Eles precisam ficar cientes de que haverá uma mudança e, muito importante, devem saber qual será o novo endereço.
É comum que essa informação seja afixada na fachada do estabelecimento. Mas, com as redes sociais e sites, é interessante usar esses canais para fazer a comunicação.
Você também pode enviar e-mails para clientes e fornecedores ou notificações pelo WhatsApp Business. Outra possibilidade é telefonar, caso seja viável. Os funcionários, naturalmente, deverão saber com mais antecedência e em primeira mão que a empresa mudará de prédio.
3. Contratação de serviços
O próximo passo é encontrar uma transportadora especializada em mudanças que seja confiável. Procure referências na internet, nas mídias tradicionais, com amigos e pessoas que já contrataram serviços similares.
É importante definir quais os serviços que a empresa oferece e você contratará. Além do transporte , é importante contar com os serviços de montagem.
Alguns itens deverão ser desmontados e, posteriormente, montados novamente, já no destino. Profissionais qualificados devem realizar esse serviço para evitar que os móveis sofram danos.
O custo-benefício sempre é mais importante que o preço em si. Claro que é necessário procurar preços competitivos, mas também é fundamental que os serviços prestados sejam de boa qualidade.
Muitas empresas de transporte oferecem seguro, que vai embutido no preço cobrado. O seguro ajuda a garantir mais segurança para a carga.
4. Organização e embalagem
Outro aspecto relevante na mudança comercial é a organização e a embalagem. Materiais bem embalados tendem a sofrer menos riscos, principalmente os impactos decorrentes do transporte. Quanto mais frágeis os itens, melhor acondicionados eles devem ser.
A embalagem vai depender do objeto. Muitas vezes, vale a pena envolver o item com plástico ou forrar a embalagem com algum material que amortece impactos.
A própria empresa de transporte pode dispor de algumas embalagens para acondicionar os objetos do cliente. Fique atento a essa possibilidade.
Os danos podem variar de simples arranhões até a inutilização total (por exemplo, o item se quebra ou sofre uma avaria que compromete radicalmente sua função).
Além de embalar cuidadosamente, é importante rotular cada item para facilitar a identificação e o manuseio do produto.
5. Verificação da documentação
Também verifique se todos os documentos e contratos físicos sejam atualizados e transferidos para o novo endereço.
Para garantir mais segurança, é importante digitalizar os documentos mais importantes. Afinal de contas, caso algum material físico venha a se perder ou a tornar-se inutilizável, a versão digital poderá substituí-lo.
6. Teste de infraestrutura
Finalmente, para terminar essa checklist de mudança comercial , vamos citar o teste de infraestrutura, ou seja, teste todas as instalações e sistemas de Tecnologia da Informação antes de iniciar as operações no novo local.
Esse teste ajudará a evitar problemas no ciclo de trabalho da empresa. Se for identificado algum problema, realize a correção o quanto antes. Só inicie as operações quando tudo estiver em ordem.
Depois dessas dicas, vai ficar menos complicado o transporte de mudança comercial . O trabalho de uma empresa confiável vai diminuir riscos e preocupações.
Agora que já conferiu um checklist de mudança comercial , aproveite e conheça um checklist de mudança residencial em 7 passos!






