5 dicas de como planejar uma mudança comercial
Existem muitas razões para que uma empresa decida fazer mudanças comerciais. A necessidade de migrar para um espaço maior, a adoção do home office ou até mesmo uma mudança estratégica de cidade.
Independentemente do motivo, uma mudança desse tipo pode ser bastante desafiadora. Afinal, coordenar todos os setores, manter as atividades sendo realizadas, arrumar tudo em pouco tempo e ainda evitar que itens importantes se percam não é tarefa fácil.
Pensando nisso, decidimos trazer nesse conteúdo 5 dicas muito relevantes para que tudo saia dentro do esperado. Continue acompanhando para conferir!
O que é uma mudança empresarial?
Uma mudança empresarial ou comercial acontece sempre que uma empresa decide se mudar para um novo local. Assim, é necessário desmontar toda a estrutura existente e reposicioná-la no novo espaço.
Isso inclui as mesas e estações de trabalho, armários, arquivos, computadores, documentos e toda a estrutura que envolve aquela organização. Além disso, também é necessário se atender aos horários em que é permitida fazer a mudança. Tanto no local de partida quanto de chegada.
Como funciona uma mudança comercial?
Existem muitos aspectos a serem considerados na hora de fazer uma mudança empresarial. Tamanho da empresa, organização interna, horários de funcionamento e as regras para mudanças são apenas alguns deles. Por isso, o ideal é que mudanças comerciais sejam feitas por empresas especializadas.
Nesse contexto, para que tudo dê certo você precisa de planejamento. Crie um cronograma, defina líderes para ajudar no processo e alinhe seus objetivos com a empresa contratada. Nada deve ficar para a última hora.
Lembre-se que você não tem tempo a perder e precisa manter as atividades em funcionamento. Por isso, tudo deve acontecer de forma fluida e eficiente.
Quando deve ser realizada uma mudança comercial?
Existem muitos motivos que podem levar à necessidade de uma mudança empresarial. A reestruturação interna e adoção do home office, diminuindo a necessidade de espaço é uma delas. Pode-se considerar o inverso também, como a expansão e a demanda por um local maior.
Decisões estratégicas para atender melhor a uma determinada região é outro motivo bastante recorrente, assim como o encerramento de um contrato de locação ou a compra de um ponto.
Como planejar uma mudança? Confira 5 dicas
Ao contrário de uma mudança residencial, as margens de erro em uma mudança empresarial são bem menores. Afinal você não tem como colocar todas as caixas dentro do local novo, fechar a porta e ir organizando aos poucos.
É necessário método e organização para garantir o mínimo possível de interrupção nos serviços e um retorno rápido. Para isso, confira algumas dicas valiosas a seguir.
1. Planeje-se com antecedência
A organização é fundamental para o sucesso da sua mudança. Afinal, é necessário coordenar o agendamento de reuniões, alinhar entregas e diversos outros detalhes.
Por isso, estabeleça um cronograma e planeje-se com antecedência.
2. Faça uma limpeza antes
Se preparar para a mudança é tão importante quanto a transferência dos objetos em si. Por isso, planeje uma limpeza nos setores. Mapear o que efetivamente precisa ser levado e o que é lixo economiza tempo e dinheiro.
3. Inclua sua equipe no processo
Todos os colaboradores precisam ser informados sobre todas as etapas da mudança. Cada um tem sua rotina que vai precisar ser adaptada para esse processo. E ninguém pode ser surpreendido por atividades que não sabia que aconteceriam. Além disso, por mais que você nomeie líderes para ajudar, é importante que cada um contribua para organizar sua própria parte.
4. Contrate uma empresa especializada
Esse não é o momento de economizar. Uma empresa de mudanças especializada vai ter tudo o que você precisa para desmontar o espaço dentro dos critérios desejados e reposicionar tudo no novo local, como pessoal especializado, caixas e embalagens.
5. Organize a mudança por setores
A depender do perfil e do tamanho da empresa, pode ser necessário segmentar a mudança por setores na hora de organizar. Documentos e pastas podem ser embalados com antecedência, enquanto outros setores precisam ficar por último para não pararem por muito tempo.
Com o auxílio dos seus líderes, faça esse mapeamento para ajudar na fluidez da mudança.
Mudanças comerciais não precisam ser motivo para pânico. Basta planejar e organizar tudo com antecedência e seguir o cronograma estabelecido, sempre contando com a ajuda de uma empresa especializada e com experiência.
E aí? Você já passou por alguma mudança empresarial? Para obter mais dicas interessantes para facilitar sua mudança, aproveite para seguir nossa página no Facebook e nosso perfil no Linkedin.






