3 dicas essenciais para realizar uma mudança comercial

Ao pensar em mudanças comerciais, é necessário levar diversos fatores em consideração. Você vai precisar coordenar a rotina de diversas pessoas, assim como o dia a dia da empresa e também os horários disponíveis para mudança.
Para isso é necessário planejamento e um pouco de organização. E é exatamente para ajudar nessa tarefa que criamos este conteúdo, com 3 dicas essenciais para o sucesso da sua mudança empresarial. Basta continuar acompanhando para conferir!
Em quais casos as mudanças comerciais são indicadas?
Sabemos que coordenar uma mudança comercial pode ser bastante desgastante. Por isso, é comum que as empresas deixem tudo para o último momento ou hesitem ao máximo em se mudar. Contudo, existem muitas situações em que isso acaba sendo inevitável, como por exemplo:
- Aumento da demanda comercial e da equipe;
- Necessidade de instalações maiores ou menores;
- Questões de logística e posicionamento geográfico mais estratégico;
- Problemas na estrutura do prédio;
- Vencimento de contratos e retomada do prédio pelo proprietário.
O que se deve levar em consideração em uma mudança comercial?
Independentemente do motivo que levou à necessidade da mudança, é importante considerar diversos aspectos para que tudo aconteça sem imprevistos.
Nas mudanças comerciais costuma ser necessário coordenar diversas rotinas. Por isso, quanto mais engajada a equipe estiver, mais fácil será. E uma das melhores maneiras de conseguir isso é delegando funções, como coordenação, supervisão de atividades e avisar a clientes e fornecedores sobre o processo.
E não se esqueça de se atentar à rotina da empresa. Pode ser que algum setor esteja em meio a algum projeto muito importante, por exemplo. Da mesma forma, há reuniões que não podem ser remarcadas com tanta facilidade. Por isso, converse com a sua equipe com antecedência.
Por que a mudança comercial deve ser realizada fora do horário comercial?
A grande maioria das mudanças comerciais precisam ser realizadas fora do horário comercial. Isso acontece porque boa parte das instalações tem regras rígidas para não comprometer a circulação das pessoas e a obstrução de elevadores, corredores, ruas e estacionamentos próximos.
Por isso, é muito importante combinar tudo com antecedência tanto com a equipe quanto com o síndico ou porteiros.
Como funciona a organização de uma mudança comercial?
A organização de uma mudança comercial demanda bastante planejamento. Afinal, é necessário coordenar pessoas com atribuições variadas.
Nesse caso, o ideal é investir na comunicação. Toda a equipe precisa estar ciente da mudança. Além disso, defina quais serão os responsáveis e quais suas atribuições ou se alguém vai precisar ajudar no dia.
Determine datas para que tudo esteja devidamente embalado. O ideal é que cada colaborador fique responsável por suas próprias coisas, ainda que não vá participar do dia da mudança em si.
Não se esqueça de combinar tudo com os responsáveis tanto pelo prédio que está deixando quanto nas novas instalações.
É muito importante ainda, mudar o endereço em documentos importantes, e avisar clientes e outros interessados sobre a mudança. Tanto antes quanto depois que ela já tiver sido efetuada.
Confira 3 dicas essenciais para realizar uma mudança comercial
Mudanças comerciais são sempre trabalhosas. Afinal, estamos falando de documentos, equipamentos e pouco tempo para fazer tudo, já que a empresa não pode ficar parada.
Por isso, listamos 3 dicas importantes para o sucesso da sua mudança. Confira.
1. Organize tudo por setor e por categoria
O ideal é que cada setor seja responsável por seus pertences. Por isso, defina um responsável por cada área.
Na hora de embalar, separe as caixas por espaços, como copa, sala de reunião, banheiros e recepção, por exemplo.
Não se esqueça de identificar todas elas e categorizar documentos importantes.
2. Faça uma limpa na papelada
Nem tudo precisa ir para o novo espaço. Por isso, aproveite a oportunidade para fazer uma limpa. Deixe móveis velhos que não serão usados, papéis de rascunho e documentos que não precisam ir com você.
Analise se há itens duplicados ou cópias que já foram usadas e podem ser descartadas, por exemplo.
3. Contrate uma empresa especializada
Embora seja importante que sua equipe esteja envolvida na mudança, ela não deve ser sobrecarregada com isso. Por isso, contrate uma empresa especializada que tenha experiência e que forneça pessoal qualificado para isso.
As mudanças comerciais devem ser planejadas com antecedência e executadas com organização. Afinal, o tempo é apertado e há pouca margem para erros e imprevistos.
E não se esqueça de avisar clientes e fornecedores sobre a mudança. Especialmente se for necessário manter as portas fechadas por um dia para organizar tudo.
Gostou das dicas? Aproveite a visita aqui no blog para conferir também nosso conteúdo sobre o que é uma mudança comercial e quais suas diferenças!






