Mudança comercial: o que é e quais suas diferenças
Mudança comercial: o que é e quais suas diferenças
Quando alugamos ou compramos um novo imóvel, uma etapa inicial é fazer a transferência dos bens de um local para outro. Nesse momento, é importante contar com serviços profissionais, especializados.
Os principais tipos de mudanças são a residencial e a comercial. Claro que existem diferenças entre ambas. São elas que vamos explorar neste texto.
Continue a leitura do texto e fique sabendo o que é mudança comercial, como ela se diferencia da mudança residencial e outros pontos relevantes sobre o tema!
O que é mudança comercial?
A mudança comercial é o deslocamento de pontos comerciais, como clínicas, escritórios, restaurantes, lojas e outros estabelecimentos comerciais.
Logo, podemos definir mudança comercial como a mudança dos bens físicos que compõem uma empresa de um determinado endereço para um novo endereço.
Quais são as diferenças entre mudança comercial e mudança residencial?
A diferença principal entre a mudança comercial e a mudança residencial é a finalidade. Dessa forma, é natural que os bens sejam distintos também.
Considere que, em uma mudança residencial, será necessário embalar para o transporte móveis de sala, quarto e cozinha, roupa, espelhos, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos e assim por diante.
Já na mudança comercial, é necessário ficar atento para bens de outra natureza, alguns mais complexos: copiadores, computadores, impressoras, móveis de escritório, cadeiras de clínicas, além de outros objetos, de itens pequenos e documentos.
Outra diferença é o horário em que se realizam as mudanças comerciais, um assunto do qual falaremos no próximo tópico.
Qual é o melhor horário para a mudança comercial?
O melhor horário para a mudança de pontos comerciais é justamente fora do horário comercial, pois assim se evita a interrupção no andamento dos negócios.
Suspender as atividades comerciais para fazer a mudança pode comprometer as vendas e o relacionamento com o cliente.
Dessa forma, o ideal é realizar a transferência dos bens após às 18 horas, mesmo que seja de madrugada, ou em finais de semana ou feriados. Como geralmente as empresas trabalham o primeiro horário em dias de sábado, também é possível fazer a mudança no segundo horário.
É importante programar para que, caso seja necessário fechar o estabelecimento por causa da mudança, esse período seja o menor possível.
Como organizar uma mudança comercial?
Em relação à organização da mudança comercial, é importante contar com os serviços de uma empresa que seja especializada na desmontagem, na embalagem, no deslocamento e na montagem da mobília e de todos os outros itens com responsabilidade e segurança.
Os funcionários devem ser qualificados para esse trabalho a fim de evitar danos aos bens em qualquer etapa da mudança comercial: embalagem, desmontagem, montagem, transporte.
Como organizar os documentos?
Um ponto de destaque quando falamos em mudanças comerciais é a organização dos documentos. Ainda que existam muitos documentos digitalizados, as empresas não aboliram completamente o uso de papel e o armazenamento dos documentos físicos.
É necessário ter cuidado com a documentação da mesma forma que temos cuidados com os itens maiores. Na verdade, os documentos estão entre os mais importantes itens de um estabelecimento comercial. Eles devem ser organizados dentro de uma caixa com etiquetas que informem seu conteúdo sem a necessidade de folhear um por um.
Se o novo endereço for menor que o atual, a organização dos documentos ainda é mais relevante, pois muitos precisarão ficar armazenados.
Existe a opção também de já levar os documentos organizados em armários ou arquivos. É uma solução prática e eficiente, que reduz riscos e otimiza o trabalho.
Como deixar a mudança mais eficiente?
Uma forma de melhorar a mudança é se desapegar de itens que já não servem ou que não servirão no novo endereço. Isso pode melhorar o trabalho, facilitando a arrumação.
O desapego a certos itens também pode reduzir custos. Assim, se possível, passe adiante os itens que não são mais úteis, seja vendendo, seja doando.
Essa é uma dica que vale tanto para mudanças residenciais quanto para mudanças comerciais. Não perca a oportunidade de deixar a mudança mais simples e econômica.
Além do desapego a alguns itens, vale a pena avaliar, antes da mudança, o novo endereço e conferir as instalações, certificando-se de que servem para o mobiliário e os equipamentos da empresa.
A mudança comercial não precisa ser um problema. Fazendo tudo corretamente, com a empresa certa, no horário certo, você não terá dores de cabeça. Não haverá interrupção das atividades nem haverá perdas ou avarias. Uma boa empresa e um bom planejamento fazem toda a diferença.
Aproveite para conhecer melhor nosso trabalho. As Mudanças Riachuelo estão no mercado há mais de 90 anos. Fazemos mudanças residenciais e comerciais com segurança e agilidade!






