5 dicas para quando for realizar uma mudança de cidade

Fazer uma mudança para outra cidade pode ser um grande desafio. Afinal, são muitos elementos para coordenar e geralmente fica difícil fazer várias viagens.
Por isso, a organização é crucial. Você precisa encaixotar todos os itens de forma cuidadosa, se atentar a horários para carga e descarga, trânsito e custos acessórios com transporte de mudança para outra cidade, como pedágios por exemplo.
Pensando nisso, para que você consiga otimizar o processo e ter a melhor experiência possível, criamos esse conteúdo com 5 dicas valiosas para levar em consideração na hora de realizar sua mudança. Continue acompanhando para conferir!
1. Planejando a mudança para outra cidade: quais os itens essenciais?
Realizar o transporte de mudança para outra cidade é uma atividade que exige planejamento. Afinal, você vai ter pouca margem para erros e qualquer esquecimento pode gerar prejuízos e contratempos.
Assim, antes de começar a empacotar tudo é necessário reunir alguns itens essenciais:
- Adquira caixas de papelão em tamanhos variados;
- Prepare etiquetas e canetas marcadoras;
- Separe embalagens como papel, jornal e plástico bolha para proteger seus objetos;
- Selecione itens essenciais de uso pessoal para que você possa usar até a realização da mudança.
2. Segurança na mudança: como proteger equipamentos e documentos?
Para que a mudança seja feita com segurança é necessário proteger pertences frágeis e importantes. Afinal, o transporte de mudança para outra cidade pode levar várias horas e você não vai querer correr o risco de perder algo pelo caminho.
Assim, leve objetos de valor com você. Documentos relevantes e itens muito frágeis e valiosos devem ir com você no carro ou avião.
Os demais devem ser acondicionados de forma adequada. Para isso, use caixas resistentes que não amassem com facilidade, proteja os objetos com papel, isopor ou plástico bolha e identifique as caixas como frágeis para que os funcionários da empresa sejam mais cuidadosos na hora de transportar.
3. Preparativos: o que devo fazer antes da mudança?
Existem vários cuidados que você precisa ter para minimizar os riscos de contratempos durante a sua mudança. Confira 3 deles a seguir.
1. Faça uma lista com tudo o que você precisa fazer
Mudar de cidade é bastante desafiador. Assim, é fácil esquecer alguma coisa que possa ser importante. Para evitar esse tipo de transtorno, faça um checklist com tudo o que você precisa lembrar e coloque em ordem de prioridade. Depois é só riscar o que já foi feito.
2. Pratique o desapego
Esse é um excelente momento para desapegar de itens que você não usa tanto ou não quer na casa nova. Além de poupar espaço no caminhão, fazer isso vai facilitar o seu trabalho tanto na hora de empacotar quanto de desfazer a mudança. Aproveite para fazer uma venda de garagem ou um bazar.
3. Realize desligamentos e cancelamentos
É muito importante solicitar o cancelamento ou migração de serviços como televisão a cabo, internet e gás, por exemplo. Isso vai evitar que você precise voltar à casa antiga para acompanhar serviços ou tenha despesas desnecessárias.
4. Como empacotar os pertences da melhor maneira?
Cada pessoa tem seu próprio método de empacotar objetos. No entanto, podemos citar algumas dicas gerais que podem ajudar bastante.
- Separe as caixas por cômodos e identifique o máximo possível cada uma delas;
- Proteja itens frágeis e destaque as embalagens;
- Coloque itens parecidos dentro de uma mesma caixa;
- Faça uma mala ou separe objetos essenciais que você vai precisar usar até a conclusão da mudança como itens de higiene, por exemplo.
5. Como evitar transtornos durante o processo de mudança?
Sabemos que organizar uma mudança é uma tarefa desafiadora. Principalmente para outra cidade. Veja a seguir 3 passos de como evitar transtornos durante o processo de mudança.
1. Verifique as regras para mudanças
Algumas ruas e condomínios têm regras próprias para a realização de mudanças. Por isso, antes de agendar com a empresa de transportes, verifique os horários tanto de saída quanto de chegada no local novo.
2. Contrate uma empresa com credibilidade
A escolha da empresa de transporte é muito importante! Ela precisa ter comprometimento e experiência, principalmente para distâncias maiores.
Verifique o tamanho do caminhão e se a empresa vai disponibilizar ajudantes para carregar e descarregar a mudança.
3. Preste atenção em portas e janelas
Imagine chegar com sua mudança na casa nova e perceber que ela não passa pela porta ou pelas janelas. Alguns itens como colchões, sofás e geladeiras podem precisar ser içados, e isso demanda tempo e tecnologias especiais.
Por isso, antes de agendar o transporte, verifique se a nova residência tem acessibilidade. Em alguns casos pode ser necessário rever os móveis que vai levar para o novo local.
É possível realizar transporte de mudança para outra cidade sem contratempos. Para isso, basta um pouco de planejamento e contar com a ajuda certa. Uma empresa especializada pode oferecer dicas e serviços personalizados para facilitar o processo.
Gostou das dicas? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais: estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn. Você vai ficar sempre por dentro de todas as novidades!






