8 dicas de como organizar uma mudança residencial rápida
Como organizar uma mudança residencial rápida?
Às vezes, surgem imprevistos e precisamos tomar decisões e ações rápidas. Isso pode ocorrer com nossas mudanças.
Diante da necessidade de se mudar de casa de última hora, devemos agir de forma que a embalagem e o transporte dos bens não sejam prejudicados.
Você, provavelmente, já se viu diante de uma situação assim. Talvez não — mas ela ainda pode ocorrer em sua vida. Mas não se preocupe! Elaboramos este post para ajudar você. Leia e confira como organizar uma mudança residencial rápida!
Qual é a importância de contratar uma empresa especializada?
Para qualquer tipo de mudança, o corretor é contratar uma empresa especializada, de boa reputação. No caso de uma mudança rápida, isso é ainda mais importante.
Afinal de contas, mudanças rápidas exigem atenção e cuidados redobrados para evitar danos nos itens que serão transportados, esquecimento de alguns ou até perdas de itens menores, mas relevantes.
Uma boa empresa sabe lidar com essa situação e conta com profissionais qualificados e experientes, que estão aptos para as mais diferentes situações, mesmo que sejam adversas.
Quais são os materiais indispensáveis?
Para saber como organizar uma mudança residencial rápida, convém conhecer quais são os materiais indispensáveis. Veja a nossa lista:
- Caixas de diferentes dimensões: elas podem ser encontradas em mercadinhos e supermercados ou podem ser obtidas com a própria empresa de mudança (as caixas de tamanho médio devem ser preferidas porque são melhores de transportar e oferecem riscos menores de rompimento com muitos objetos acumulados);
- Plásticos-bolha e folhas de jornal: eles serão importantes para garantir proteção aos itens mais frágeis;
- Canetinha com ponta grossa: ela ajudará na identificação das caixas;
- Fita adesiva: material usado para lacrar as caixas.
Como organizar uma mudança residencial rápida?
Vamos agora explicar como organizar uma mudança residencial rápida por meio de um passo a passo fácil de entender:
- Separe os objetos valiosos e os documentos, como remédios, joias, passaportes, carteiras de identidade e assim por diante (evite o risco de perdê-los ou de misturá-los com outros itens);
- Cuide de um cômodo por vez, pois assim é mais fácil manter controle sobre a mudança, certificando-se de que todos os itens forem realmente guardados;
- Procure classificar os itens de cada cômodo e embalar os itens semelhantes na mesma caixa (para exemplificar: use uma caixa para os conectores e os cabos, uma para roupas, uma para calçados, outra para talheres e utensílios de cozinha);
- Organize os objetos mais pesados na base da caixa (itens que não quebram, livros) e, em seguida, coloque os itens mais leves;
- Embale os itens frágeis com jornais, toalhas ou plásticos-bolha (objetos de cristal, espelhos) e não os misture com outros itens, que não são frágeis;
- Se quiser, você pode organizar as roupas em cabides diretamente nas caixas ou em sacos plásticos;
- Se quiser ganhar tempo, você pode manter documentos, roupas e utensílios que já estão em gavetas (para garantir a proteção de cada gaveta, use plásticos ou cobertores e vede com fita adesiva);
- Identifique cada caixa depois de fechá-la com fita adesiva.
Dicas adicionais
Além do passo a passo acima, há outras ações que podem ser feitas para garantir uma mudança residencial mais eficiente.
Prepare uma caixa com aqueles itens que será necessário utilizar no primeiro dia.
É o caso de:
- Lençol e fronha;
- Mudas de roupa;
- Itens básicos de cozinha;
- Itens de higiene pessoal (escovas de dente, escovas de cabelo e outros).
Quais ações tomar depois da mudança?
Após mostrarmos como organizar uma mudança residencial rápida, vamos dar algumas dicas para ir se adaptando à nova morada.
Veja algumas ações que serão necessárias:
1. Desembale os itens aos poucos
Acima, demos a dica de embalar os objetos cômodo por cômodo. Na hora de desembalar, é importante seguir o mesmo princípio.
Com as caixas etiquetadas de acordo com o cômodo, será mais simples desembalar os objetos segundo as suas necessidades.
Não é necessário se apressar para concluir tudo de uma vez só. Considere as prioridades, ou seja, em tudo que deve ficar pronto até o fim do dia, como as roupas de cama, os materiais de cozinha e banheiro e outros.
2. Monte os móveis e instale os equipamentos
Se for necessário, contrate montadores para deixar em condições de uso alguns móveis, como prateleiras, camas, guarda-roupas, armários. Também é importante instalar os equipamentos, como computadores, ares-condicionados, máquinas de lavar roupa.
Algumas empresas de mudanças podem oferecer os serviços de montagem e desmontagem de alguns objetos. É possível que você mesmo saiba realizar essas operações.
Na dúvida, contudo, sempre conte com profissionais qualificados que deixem os móveis e os equipamentos prontos para serem utilizados com segurança e eficiência.
Viu como organizar uma mudança residencial rápida não é tão complicado. Tudo feito de última hora realmente é mais difícil. Porém, é possível gerenciar a mudança de forma a não criar problemas. O apoio de uma empresa especializada em mudanças facilitará bastante o trabalho.
Se precisar de mudanças residenciais, sejam rápidas ou programadas, pode contar conosco! Há mais de 90 anos, atuamos no mercado de mudanças com um serviço diferenciado.






